O curso de Lógica de Programação tem por objetivo ensinar todos os conceitos fundamentais na edição de um programa. Conhecer este tema é o primeiro passo para a programação de sistemas nas mais diversas linguagens.
Introdução
- O que é um Programa?
- Linguagem de Máquina
- Linguagem de Programação
- Compilador
- Máquinas Virtuais
- Hello World
- Hello World em Java
- 11 Hello World em C#
Algoritmos
- O que é um Algoritmo?
- Como um algoritmo pode ser representado?
- Fluxograma
- Pseudocódigo
- Exercícios
- Desafios
Variáveis
- O que é uma Variável?
- Como utilizamos as variáveis?
- Declaração
- Inicialização
- Tipos de variáveis
- Tipos de dados primitivos em Java
- Tipos de dados primitivos em C#
- Convenção para a nomenclatura
- Regras para a nomenclatura
- Exercícios
- Desafios
Operadores
- Tipos de Operadores Aritmético
- Atribuição
- Relacional
- Lógico
- Tabela Verdade
- Execícios
Controle de Fluxo
- Instruções de Decisão
- Instrução “if”
- Instrução “if else”
- Instrução “if else if else”
- Execícios
- Instruções de Repetição
- Instrução “while”
- SUMÁRIO Instrução “for”
- Instrução “break”
- Exercícios
- Desafios
Array
- O que é um Array?
- Como declarar e inicializar um array?
- Inserindo e acessando os valores de um array
- Inserindo valores em um array
- Acessando os valores de um array
- Percorrendo um array
- Array de arrays
- Declarando e inicializando um array de arrays
- Inserindo e acessando valores de um array de arrays
- Percorrendo um array de arrays
- Ordenando um array
- Selection Sort
- Bubble Sort
- Exercícios
- Desafios
Leitura do teclado
- Leitura do teclado em Java
- Leitura do teclado em C#
- Respostas dos Exercícios
- Desafios