Política Ambiental

A Tema e o Meio Ambiente

Sempre consciente de seu dever para com a comunidade e dedicado no que propõe, o Grupo Tema Informática através de suas empresas (Tema Informática, NitNet, Escola Virtual, Informática Educativa, Editora Mercado de Trabalho e Comlógica) acaba de lançar a sua política ambiental. Trata-se de um documento de comprometimento na preservação de nosso meio ambiente. Conheça nossa proposta:

1. Nossa Política Ambiental

A Filosofia da Tema Prestação de Serviços S/C LTDA é garantir a satisfação total de nossos clientes, parceiros e colaboradores, por meio do crescimento contínuo da qualidade de nossos Produtos e Serviços, bem como do Meio Ambiente, prevenindo contra a poluição ambiental e respeitando a legislação em vigor. Nós enfatizamos o respeito a todos os nossos funcionários e os encorajamos a atingirem a excelência.

A Tema Prestação de Serviços S/C LTDA se compromete a proteger o Meio Ambiente, buscando a melhoria contínua da nossa prática de Gestão Ambiental com relação aos nossos produtos, processos e procedimentos, em todas as áreas da Empresa.

O desenvolvimento, a implementação e a manutenção dessa política é um compromisso da Administração da Tema Prestação de Serviços S/C LTDA e uma responsabilidade compartilhada com os nossos empregados.

A Tema Prestação de Serviços S/C LTDA reconhece como fundamental para o desenvolvimento da Política Ambiental da Empresa que haja um comprometimento de todos os empregados e parceiros, com os seguintes princípios:

• Objetivos e Metas devem ser estabelecidos, visando à prevenção da poluição através da redução de desperdícios, da implementação de programas de reciclagem e da disposição adequada dos resíduos não recicláveis;


• A conservação de energia, água e outros recursos naturais deve ser encorajada, através de programas de melhoria de eficiência industrial e/ou da introdução de novas tecnologias;

• Desenvolver, produzir e comercializar produtos seguros em suas finalidades, eficientes no uso de energia, seguros ao meio ambiente e que possam ser reutilizados, reciclados ou dispostos com segurança;

• Utilizar processos de desenvolvimento que não afetem adversamente o meio ambiente, incluindo desenvolvimento e melhoria de operações e tecnologias para minimizar resíduos, prevenir a poluição do ar, água e outros recursos, minimizar os riscos de saúde e segurança, e descartar resíduos de maneira segura e responsável;

• Deve ser estabelecido um programa de desenvolvimento de processos de produtos que vise à eliminação ou à redução de uso de substâncias nocivas ao meio ambiente, desde que viável;

• Esforçar-se para melhorar continuamente o sistema de gestão ambiental da TEMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS S/C LTDA e o seu desempenho, e publicar periodicamente relatórios de progresso para o público em geral;

• Medir o progresso do desempenho ambiental da TEMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS S/C LTDA, e reportar periodicamente aos diretores da empresa;

• Essa política deve ser seguida por todo funcionário e todo contratado nas instalações da TEMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS S/C LTDA, e é esperado que relatem qualquer preocupação com relação ao meio ambiente, saúde ou segurança à gerência TEMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS S/C LTDA. Dos gerentes, é esperado que tomem as ações imediatamente.

2. A postura da empresa na preservação do meio ambiente:

É prática da Tema Informática:

• Não colar cartazes, anúncios e faixas alusivos ao nossos serviços na rua;
• Depositar detritos secos em lixeiras, a fim de viabilizar o processo de reciclagem na companhia de limpeza local;
• Dar tratamento especial aos resíduos eletrônicos, encaminhando-os diretamente para a companhia de limpeza local;
• Reutilizar, sempre que for possível, materiais como o papel;
• Utilizar os recursos naturais, como água e energia elétrica, de maneira consciente;
• Dar preferência a fornecedores que tenham a reciclagem de materiais inclusas em sua política ambiental.

3. O comprometimento de cada um dos envolvidos na questão ambiental:

Ser uma pessoa "ecologicamente correta" requer posturas que preservem todos os recursos naturais. Desde suas atitudes do cotidiano, como não despejar o lixo nas ruas e evitar desperdícios de água e luz; quanto em seus momentos de lazer, não poluindo as praias - além da poluição visual que causa o acúmulo de sacos plásticos no mar, muitas tartarugas morrem asfixiadas ao ingerirem esse tipo de material.

É importante que sejamos conscientes: quanto maior a quantidade de lixo reciclado, menor será a quantidade de recursos utilizados. Todos devem seguir a filosofia dos 3 R's: reduzir, diminuindo e evitando a utilização de produtos desnecessários; reutilizar, observando se o produto tem outras utilidades; e reciclar.

A questão do lixo é um dos principais problemas à sociedade atualmente, e a natureza nem sempre consegue processar todos os tipos de materiais convertidos pelo homem em lixo. O volume de lixo produzido cresce a cada dia, sobretudo com o aumento da utilização de produtos descartáveis. Em contrapartida, as alternativas de coleta, tratamento e disposição do lixo tornam-se cada vez mais caras. Informações importantes sobre este tema:

- Sacos plásticos e isopor não são biodegradáveis, e quando jogados em locais indevidos podem matar animais e peixes que os ingerem;

- A reciclagem de uma tonelada de papel economiza a derrubada de 15 árvores de eucalipto de 6 anos;

- O vidro é produzido pela mistura de areias submetidas a uma temperatura de 1.300ºC, mas pode ser reciclado com aproveitamento de 100%.

- A energia economizada com a reciclagem de uma única garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100W durante 4 horas.

- A energia economizada com a reciclagem de uma única lata de alumínio é suficiente para manter ligado um aparelho de TV durante 3 horas.

- As tintas usadas nos sacos plásticos contêm muitos materiais nocivos como o cádmio, um metal pesado altamente tóxico.

- O processo de reciclagem diminui a poluição do ar em 75%, a poluição da água em 35%, e reduz o consumo de energia em 64%.

Outra grave questão é a do consumo desenfreado de água e energia elétrica. Ao contrário do que muitos imaginam, ambas não são inesgotáveis. Observe abaixo algumas dicas que vão auxiliar no uso correto dos recursos:

• Ao adquirir um eletrodoméstico, prefira modelos que apresentem o selo Procel. Esta é a garantia de eficiência e baixo consumo dada pelos centros de pesquisa do governo.

• Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins;

• Use fios com bitola adequada. Emendas malfeitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia. Na hora de fazer a instalação, consulte um técnico especializado.

• Utilize adequadamente cada eletrodoméstico, seguindo as dicas abaixo:

  • Ar condicionado: desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado; evite o frio excessivo, regulando o termostato; mantenha as janelas fechadas quando o aparelho estiver funcionando; evite a entrada do Sol no ambiente e mantenha limpos os filtros do aparelho.

  • Iluminação: evite acender lâmpadas durante o dia; use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas; apague as lâmpadas dos ambientes desocupados; use iluminação dirigida para a leitura, na busca de maior conforto e economia; utilize cores claras nas paredes da residência; substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes nos locais onde o uso diário seja superior a 4 horas/dia.

  • Computadores: Mantenha acionada a função "Energy Star" (Meu computador/ Painel de Controle/ Vídeo) com espera de baixa energia por 5 minutos e desligamento por 15; não deixe periféricos ligados sem necessidade.

  • Refrigeradores: Instale o aparelho em um local bem ventilado e longe do fogão e de áreas expostas ao sol; mantenha a geladeira ou o freezer a 15 cm de distância da parede; evite deixar a porta do aparelho aberta; arrume os alimentos de maneira a encontrá-los com maior facilidade - evitando que a porta fique aberta por muito tempo; faça degelo periodicamente; não use as serpentinas de trás do aparelho para secar panos de prato e roupas; durante o inverno, regule o termostato para a posição mínima; mantenha em perfeito estado a borracha de vedação da porta.

  • Ferro elétrico: Evite ligar o ferro elétrico em horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados; junte a maior quantidade de roupa e passe-as de uma só vez; regule a temperatura, no caso dos ferros automáticos; passe primeiro as roupas delicadas, e depois de desligar o ferro, aproveite o calor para passar as roupas leves.

  • Chuveiro elétrico: evite seu uso no horário de pico (18h às 21h); quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição "verão"; feche a torneira quando se ensaboar; procure reduzir o tempo de banho; jamais faça emendas ou adaptações (isso causa perda de energia e sérios danos ao chuveiro).

  • Máquina de lavar roupas: economize água e energia elétrica lavando, de uma só vez, a quantidade máxima recomendada pelo fabricante; use a medida certa de sabão especificada no manual; mantenha o filtro limpo.

4. Resumo das atividades:

a) Conscientização dos funcionários: A Tema Informática realizará periodicamente reuniões com a equipe gerencial visando à sensibilização e comprometimento.

b) Objetivos e metas: A meta da Tema Informática é diminuir ao máximo o impacto ambiental que causa através do seu ramo de atividade. Nosso foco principal é o da redução do uso de energia elétrica, água e papel; além de encaminhar para a reciclagem todos os resíduos produzidos no grupo, incluindo o "lixo eletrônico".

c) Comunicação interna: Será disponibilizada para os funcionários, clientes e prestadores de serviço a política ambiental, através dos sites ligados ao grupo e da newsletter semanal Nosso Mail. O objetivo é que todos possam conhecer e aplicar em suas funções as propostas contidas nele.

d) Medição e avaliação: Periodicamente serão medidos os resultados alcançados para que seja feita uma avaliação do projeto, visando às melhorias.

e) Dar exemplo: Além de se comprometer em preservar o Meio Ambiente, o Projeto visa envolver a comunidade local através do êxito do projeto no grupo Tema Informática.

Desta forma, podemos estabelecer um comprometimento pessoal com a causa, que é responsabilidade não só do grupo Tema, como e principalmente de cada um de seus funcionários, clientes e prestadores de serviço. A união de todos é fundamental para preservação do meio ambiente.

Lisa Castro - Coordenadora do Projeto Ambiental/ Marcos Antonio Jr - Departamento de Jornalismo
(Com dados fornecidos pela Companhia de Limpeza & Diretoria de Iluminação da Prefeitura de Niterói).